Após 6 meses do início de coleta de dados do Censo
Demográfico 2022, na região microrregião apenas as cidades de Santa Rita do
Passa Quatro, Casa Branca e Tambaú concluíram 100% as entrevistas. Em todo o
país, o Censo já completou 87,6% das coletas e o Estado de São Paulo, 87,4%.
Na última semana, o IBGE prorrogou o prazo para o fim das
coletas mais uma vez. Dessa vez, o órgão disse que as entrevistas ainda seriam
feitas ao longo de fevereiro, mas não determinou uma data específica para o
fim. Antes, o prazo era até 31 de janeiro.
O IBGE tem dois canais primordiais para a devida
identificação de seus servidores, pesquisadores ou recenseadores: o telefone
0800 721 8181 e o site https://respondendo.ibge.gov.br/.
Os dois canais representam um serviço permanente do IBGE para
qualquer cidadão que seja procurado para responder a qualquer pesquisa e que
queira se certificar de que aquela pessoa na porta ou na portaria é mesmo um
servidor do instituto.
Desde sempre, o síndico, o porteiro, o zelador ou o morador
podem e devem entrar em contato com os canais de atendimento do instituto, que
fornecem as informações necessárias sobre o recenseador presente no condomínio
ou na moradia.
Segundo a lei nº 5.534, promulgada em 1968, o morador que
recusar a responder as perguntas do Censo pode receber uma multa de até dez
salários mínimos – cerca de R$ 12 mil. Em caso de reincidência, o valor pode
dobrar, até R$ 24 mil.
As negativas foram alvo de críticas nas redes sociais, e
recenseadores reclamaram das justificativas usadas pela população. Entre os
argumentos, é falado, por exemplo, que o governo vai roubar as informações, que
é um golpe financeiro ou até mesmo uma tentativa de fraude eleitoral. Todas as
perguntas têm fins estatísticos apenas e as respostas são sigilosas. Muitos
desses argumentos partem de informações falsas que circulam na internet.
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