Brincando, as crianças expressam a maneira como enxergam e interagem com o mundo à sua volta, desenvolvendo a criatividade, a autonomia e o bem-estar físico, social, cognitivo, afetivo e emocional. Oferecer oportunidades para brincar, contudo, não significa abarrotar o quarto dos pequenos com artigos industrializados.
Ao contrário. Dentro de casa, menos pode ser mais. Quando um brinquedo quebra, que destino pode ser dado a ele? Quando as crianças perdem o interesse em determinado jogo, por que guardá-lo por anos no armário? Cuidar, desapegar e doar são aprendizados conquistados cedo e levados para a vida.
A diversão, muitas vezes, está mais no fazer, investigar e descobrir como as coisas funcionam. Utilizando materiais simples, como embalagens e resíduos recicláveis, podem ser criados brinquedos que, além de divertir, ensinam às crianças a importância de aproveitar e reinventar o que consumimos. Além de estimular a criatividade, ajuda a aprender que tudo tem seu valor e a repensar a ideia do “jogar fora”.
Brinquedos de reciclagem
Com algumas tintas guache, pincéis, tesoura e cola, podem ser criados bonecos de caixa de papelão, instrumentos musicais de latas de leite, brinquedos de garrafa pet, pipas e carrinhos com o que encontrar à mão. Resgate sua criança interior e separe um momento na agenda e um local para fazer arte com seus filhos.
Esse será um tempo precioso para a convivência e fortalecimento de laços. E, durante o tempo que passarem juntos, as crianças estarão longe das influências da propaganda infantil na TV e na internet e encontrarão, na arte, outra forma de atender ao desejo de brincar. Podem ser feitos brinquedos como: casinha de boneca, estojos e porta-trecos, avião de garrafa PET, jogos de tabuleiro, cofrinhos, animais de rolos de papel, centopeia de tampinhas, dentre outros.
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br