Exposição “Projeto Periquito – Uma história de longo prazo” acontece no Centro Cultural e Museu José Spadon até 10 de setembro

Visitantes poderão ver registros do início dos anos 60 e artefatos que comprovam que povos primitivos habitaram Santa Rita do Passa Quatro há milhares de anos

O Centro Cultural e Museu José Spadon irá apresentar à população a exposição itinerante, “Projeto Periquito”, que tem curadoria do departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro. 

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto materiais inéditos como fotos de atividades agrícolas e lascas líticas da Fazenda Periquito comprovando a existência de povos primitivos em nosso município há milhares de anos atrás. 

A Fazenda Periquito é fruto de uma porção de terra demarcada na sucessão da antiga Fazenda Pauliceia. As fotos expostas, são réplicas doadas pela senhora Tita Carvalho Dias, filha dos antigos proprietários, Maurício Corrêa Dias e Carlota Carvalho Corrêa Dias e são quase um documentário das atividades agrícolas ali realizadas no início dos anos 60. Esse registro fotográfico consta em um álbum original, cuja organização foi iniciada em 21/06/1958. 

A área da fazenda é fonte hoje para pesquisas arqueológicas, como mostram as lascas líticas encontradas a céu aberto, em prospecções realizadas no local. Tais achados estão também expostos, uma doação da historiadora e mestranda em Arqueologia Raisa Moura. 

Maurício Corrêa Dias, em suas caminhadas pela fazenda foi se deparando com materiais que chamavam sua atenção e com isso os coletava e separava em caixas. Posteriormente doou esses materiais arqueológicos para o “MAPA” (Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara) que hoje os mantém como coleção arqueológica para visitação em seu acervo. O “MAPA” é um polo de referência de peças coletadas do interior paulista. 

A exposição oferece um vídeo explicativo, informações e exemplos de fragmentos oriundos do processo de produção de artefatos de pedra, além da oportunidade de observarem e manusearem instrumentos feitos em experiências de lascamento doadas e realizadas por Raisa, que nos ajudam a entender as tecnologias de produção de artefatos líticos no período pré-colonial e a apresentação de antigos equipamentos e ferramentas de uso agrícola, pertencentes ao acervo do Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu.

A exposição acontece no Centro Cultural e Museu José Spadon o dia 10 de agosto ao dia 10 de setembro de 2024, de segunda à sexta-feira, das 08 às 10h30 e das 13h às 16h30 e aos sábados das 10h às 14h.


Serviço:

Exposição “Projeto Periquito – Uma história de longo prazo”

Local: Avenida Severino Meirelles, 896, Centro.

Data: De 10 de agosto à 10 de setembro.

Horário: 2ª a 6ª das 8h as 10h30 e das 13h as 16h30 e aos sábados das 10h as 14h.


John Doe

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais
Fotos