Um a cada quatro brasileiros descarta eletrônicos no lixo reciclável

A pesquisa Resíduos Eletrônicos no Brasil 2023 revela um dado alarmante: um em cada quatro brasileiros descarta resíduos eletrônicos no lixo reciclável.

Essa é uma prática compromete a logística reversa de pilhas, baterias e eletrônicos, além de representar uma séria ameaça ao meio ambiente e à saúde pública.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, em 2022 aproximadamente 14 bilhões de quilos de lixo eletrônico foram descartados inadequadamente em todo o mundo.

Uma quantidade impressionante que evidencia a necessidade urgente de conscientização sobre a forma correta de jogar fora esses materiais, que contêm substâncias tóxicas capazes de contaminar o solo e os recursos hídricos.

Especialistas alertam que componentes como baterias e placas de circuito podem liberar substâncias perigosas nos ecossistemas e as consequências vão além da poluição, com impactos diretos na saúde humana e potencial para causar doenças graves.

Mas o que é lixo eletrônico?

É tudo o que vai na tomada, usa pilha ou bateria. Entram na categoria de lixo eletrônico: geladeiras e freezers, microondas e cafeteiras, torradeiras e ventiladores, computadores e celulares, controles remotos e cabos, chapinhas e secadores de cabelo, brinquedos infantis, entre outros exemplos.

Todos os aparelhos eletrônicos podem ser reciclados e o eletrolixo muitas vezes contém metais nobres e valiosos. Um exemplo é o ouro presente nos telefones celulares.

Também é possível extrair prata, cobre e zinco. Isso sem contar o plástico das capas protetoras de aparelhos, consoles, computadores e eletrodomésticos em geral.

Fonte: https://www.reciclasampa.com.br/




John Doe

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais