O papel é feito de fibras de celulose, que são danificadas quando amassadas. Portanto, para preservar a estrutura do material e facilitar o processo de reciclagem, especialistas orientam que o papel seja rasgado antes do descarte. Esse cuidado reduz a deterioração das fibras e melhora a eficiência da reciclagem.
De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), o papel amassado dificulta o processo industrial, exige mais produtos químicos, água e energia, além de liberar maior quantidade de gás carbônico na atmosfera.
Já o papel rasgado ocupa menos espaço, otimiza o transporte e reduz o impacto ambiental dos processos de reaproveitamento.
Reciclagem de papel no Brasil
Segundo a Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP), a reciclagem de papel é praticada no Brasil desde o início do século passado.
Já a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) afirma que o Brasil figura entre os principais países recicladores de papel do mundo.
Os números indicam para cerca de cinco milhões de toneladas de diferentes tipos do material recicladas por ano.
A taxa de recuperação estimada é superior a 65% de todo o papel consumido, equivalente à média mundial. Considerando só o papelão ondulado, esse índice fica em torno de 85%.
Fonte: www.reciclasampa.com.br
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br