SP lidera ranking nacional da destinação correta de recicláveis

O estado de São Paulo lidera o ranking nacional de destinação de resíduos para a reciclagem, informa a 6ª edição do Anuário da Reciclagem, divulgada nesta semana pelo Instituto Pragma, com apoio de entidades socioambientais.

O documento reúne dados sobre a atuação das organizações de catadores em todas as regiões do Brasil, com foco em coleta, triagem e comercialização de resíduos sólidos urbanos. Em seguida, nas primeiras posições, vêm Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Já Piauí, Tocantins, Acre, Roraima e Amapá registram os menores índices, fato que evidencia a desigualdade regional no acesso a serviços de coleta seletiva.

De acordo com especialistas, desde sua primeira edição, em 2019, o anuário passou a ser uma referência para a formulação de políticas públicas e o fortalecimento da economia circular.

Apesar de apresentar um avanço nos índices, a edição de 2024 chama atenção para a necessidade urgente de ampliação da coleta seletiva, principalmente nas regiões norte e nordeste, onde a atuação dos catadores ainda enfrenta muitos obstáculos.

Além disso, aponta a importância de garantir infraestrutura, reconhecimento institucional e valorização econômica para as organizações que operam na base da cadeia da reciclagem no Brasil.


www.reciclasampa.com.br


John Doe

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais