O Deserto do Atacama, no Chile, tornou-se um símbolo global do descarte inadequado de roupas em larga escala. Estima-se que mais de 39 mil toneladas de resíduos têxteis sejam despejadas todos os anos na região, com muitas peças em ótimo estado, algumas sem sequer terem sido utilizadas.
Esse descarte, impulsionado pelo modelo de consumo do fast fashion, representa um impacto de larga escala para a sustentabilidade do planeta. Afinal, tecidos sintéticos levam séculos para se decompor e, nesse processo, liberam microplásticos que contaminam o solo e os lençóis freáticos.
Para enfrentar esse problema, nasceu o Atacama RE-commerce, uma iniciativa da Artplan em parceria com VTEX, Fashion Revolution Brasil e Desierto Vestido. O projeto recolhe, higieniza e disponibiliza gratuitamente peças de grandes marcas que foram descartadas no deserto chileno.
O consumidor acessa a plataforma, escolhe uma peça e paga apenas o valor do frete. Na prática, ele ajuda a limpar o Atacama ao adotar uma roupa que antes seria lixo. Mais do que uma plataforma de doação de roupas, o projeto funciona como um alerta e um convite à ação.
Ao adotar uma peça que seria esquecida no deserto, o consumidor participa de uma rede que valoriza o meio ambiente, combate o desperdício e ressignifica a moda como um instrumento de transformação social e ambiental.
Segundo a Ellen MacArthur Foundation, a produção global de roupas dobrou nos últimos 15 anos, enquanto o tempo de uso de cada peça caiu cerca de 40%. Além disso, cerca de 20% da poluição industrial da água tem origem no tingimento e no acabamento de tecidos.
Frente a esse cenário, o Atacama RE-commerce oferece um modelo alternativo, promovendo o reuso, o consumo consciente e a economia circular.
Fonte: www.recicalsampa.com.br
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br