Em cerimônia promovida no último sábado (3/5), o historiador Argemiro Octaviano lançou seu 13º livro. “Na Trilha Desconhecida - Das vertentes nas Minas Gerais aos prados e campinas do Sertão Paulista” traz um pouco mais da história de Santa Rita do Passa Quatro, desde seu status como vila, passando por períodos como a imigração italiana, a cultura do café, a ferrovia e até mesmo a Revolução de 1932. “Ele (escritor) detalha cenários e acontecimentos, de forma delicada e poética, por vezes, sinestésica, provocando uma análise dos processos da nova era”, diz a Professora Carla Maria Bergo Cremonesi, Cadeira 08 da Academia Santa-Ritense de Letras, autora do prefácio.
Promovido pelo Setor Municipal de Cultura, o evento aconteceu no Centro Cultural José Spadon (antiga delegacia), com a presença de amigos e familiares do escritor. O trabalho contou com o incentivo da Lei Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, com apoio do Departamento Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Esportes, de Santa Rita do Passa Quatro. Com uma tiragem inicial de 100 exemplares, o livro está sendo distribuído gratuitamente. Quem esteve presente no lançamento, pode levar o seu exemplar autografado.
O AUTOR - Nascido em Santa Rita do Passa Quatro, em 28 de junho de 1945, Argemiro Octaviano é historiador autodidata. O hábito de contar histórias do passado sempre foi alimentada pelas suas pesquisas na imprensa local de diversos períodos e documentos antigos. Em 1964 iniciou sua vida profissional no setor gráfico, passando pelos jornais “Folha de Santa Rita”, “O Santarritense” e “O Movimento” (Pirassununga), onde também editavam livros e revistas. Trajetória que certamente contribuiu com sua vocação literária.
Em 2002 escreveu seu primeiro livro com a história da própria família. Intitulado “I Nostri Vecchi Ci Raccontavano – A saga dos Ottavian”, traduzido para o italiano em 2007, e distribuído na província de Treviso, na Itália. Seus outros livros são: “Por um dom de Deus ele se chama João”, sobre Monsenhor João Batista Pimenta de Souza; “Eredità - ...al Signore... la famiglia... al lavoro”, sobre a Imigração Italiana no município; “Fatos, contos, causos e personagens inesquecíveis da História de Santa Rita do Passa Quatro”; “Elementos para a construção da nova Igreja Matriz de Santa Rita”; “Um Passado Recente”; “Toscana Sem Romantismo – 1945: História dos combatentes santa-ritenses na F.E.B.”; “1932 – A maior concentração popular da história de Santa Rita do Passa Quatro”; “O Último Giro na Rotunda – Memória Ferroviária de Santa Rita do Passa Quatro”; “Um Passado que ainda não passou – Crônicas e contos históricos”, “No Tempo do Dois Mil Réis – Crônicas e contos históricos” e “O Perfume de cada Lembrança – Crônicas e fatos sociais de Santa Rita do Passa Quatro”. Argemiro também ministra palestras nas Escolas da cidade, sempre com o tema “Nossa História”.
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br