1ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial marca a história de Santa Rita

O tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial” guiou o encontro, que teve ampla participação

O Centro Cultural Mário Covas recebeu na quarta-feira, 28 de maio, a realização da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Santa Rita do Passa Quatro com o tema: “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. A Conferência foi construída pela Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial do Departamento de Assistência Social da Prefeitura Municipal e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e contou com Assessoria Técnica da empresa LA Consultorias e Soluções Públicas.

Compuseram a mesa: a vice-prefeita municipal Ariana Jamus Pupo, o vereador Kleber Borotto, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fabricia Viana, que também representou o prefeito Marcelo Simão, a diretora do Departamento de Assistência Social, Patricia Jordão Mion, a procuradora geral do município Lais Sales do Prado e Silva de Caires, a coordenadora de promoção da Igualdade Racial, Valéria Melo, e a presidente do COMPIR Catarina Lopes da Silva.

A Conferência contou com apresentações artísticas da cantora negra Karen Narciso, da multiartista negra Ana Rezendes, e do músico Pedro Lennon. A Palestra Magna contou com a mediação de Gabriele Sirio, mestra (2025) em Serviço Social e Políticas Sociais pela UNIFESP, com dissertação sobre o racismo no SUAS e graduada em Serviço Social pela UNESP/Franca.

Os eixos temáticos elencaram propostas sobre Democracia, Justiça Racial e Reparação e conduziram relevantes contribuições para a sociedade santa-ritense. Também foram eleitos os delegados e delegadas titulares que representarão a Cidade Poema na Conferência Estadual, sendo eles: Valéria Melo, Anderson Jerônimo (suplente), Catarina Lopes, Ana Marta Silva (suplente), Yan Hespanha, Cauan Felipe (suplente), Ana Rezendes e Fernando Alves (suplente).

Diversos segmentos estiveram representados na Conferência: Povos de Terreiro, Movimento Negro, Movimento LGBTQIAPN+, Movimentos Religiosos, professores, gestoras escolares, Conselho Tutelar, militares, organizações sociais, Câmara Municipal, CRAS, CREAS, Departamentos Municipais e especialmente a intensa participação dos alunos e alunas da ETEC ‘Manoel dos Reis Araújo” e EMEF “Laura Suriani Barbuio” - CAIC.

As diversas reflexões da Conferência conduzirão os participantes a indicadores que serão encaminhados nas etapas estadual e federal e que certamente tornarão Santa Rita do Passa Quatro mais diversa e antirracista.



Galeria de Imagens
Milena Brito

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais
Fotos