Acervo do Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu e do Centro Cultural e Museu José Spadon será digitalizado

Aprovada por unanimidade em escuta pública, iniciativa busca tornar documentos acessíveis para a pesquisa e garantir preservação histórica

Na manhã do dia 27 de maio, parte da equipe do Departamento de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal recebeu a empresa especializada que realizará a digitalização e indexação de mais de 10 mil documentos históricos, em um processo que ocorrerá por etapas.

A iniciativa é viabilizada por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, implementada no município após a Escuta Pública realizada em 2024 com a participação da comunidade. Durante o encontro, a gestora de Cultura, Graziela Villela, destacou a importância de tornar esses documentos acessíveis de forma digital, tanto como fonte de pesquisa, quanto para garantir sua preservação histórica. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes.

O acervo a ser digitalizado inclui manuscritos originais de partituras de Zequinha de Abreu, fotografias, jornais e outros registros valiosos, muitos dos quais datam do início do século XX. Todo esse material pertence ao Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu e ao Centro Cultural e Museu José Spadon, sendo parte essencial da memória cultural de nossa cidade.


Milena Brito

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais