Na manhã do dia 27 de maio, parte da equipe do Departamento de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal recebeu a empresa especializada que realizará a digitalização e indexação de mais de 10 mil documentos históricos, em um processo que ocorrerá por etapas.
A iniciativa é viabilizada por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, implementada no município após a Escuta Pública realizada em 2024 com a participação da comunidade. Durante o encontro, a gestora de Cultura, Graziela Villela, destacou a importância de tornar esses documentos acessíveis de forma digital, tanto como fonte de pesquisa, quanto para garantir sua preservação histórica. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes.
O acervo a ser digitalizado inclui manuscritos originais de partituras de Zequinha de Abreu, fotografias, jornais e outros registros valiosos, muitos dos quais datam do início do século XX. Todo esse material pertence ao Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu e ao Centro Cultural e Museu José Spadon, sendo parte essencial da memória cultural de nossa cidade.
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