Poupatempo completa 28 anos e reforça compromisso com a cidadania digital em todo o estado
O marco da Sé simboliza o início de uma história que uniu tecnologia, eficiência e acolhimento no atendimento ao cidadão paulista.
O Poupatempo celebra 28 anos de dedicação ao povo paulista — uma trajetória marcada pela eficiência, inovação e compromisso em facilitar o acesso da população a serviços públicos.
Presente em todas as regiões do estado, o programa soma 246 postos fixos e 900 totens de autoatendimento, que levam cidadania e inclusão digital a mais de 640 municípios. Ao todo, são mais de 4,2 mil serviços disponíveis, em formato presencial e digital, em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade urbana e inclusão social.
De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 54,8 milhões de interações digitais e 13 milhões de atendimentos presenciais. Os números consolidam o Poupatempo como um dos maiores programas de atendimento público do País, unindo eficiência e proximidade para facilitar a vida do cidadão paulista.
Com integração ao portal e ao aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, os usuários podem realizar serviços de forma rápida, segura e gratuita, sem precisar sair de casa.
"O Poupatempo é símbolo da transformação digital do Governo de São Paulo. Em quase três décadas, o programa se modernizou sem perder sua essência: atender bem, simplificar processos e garantir dignidade no acesso aos serviços públicos", destaca Gileno Barreto, presidente da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo responsável pela gestão do programa, vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital.
Reconhecido nacionalmente pela qualidade do atendimento, o Poupatempo recebeu o selo RA1000 do Reclame AQUI — distinção concedida a instituições com excelência em resposta, solução e confiança dos usuários. O programa também está entre os três finalistas do Prêmio iBest 2025, na categoria Governo Estadual, reforçando o reconhecimento da população pela eficiência e inovação no atendimento ao cidadão.
Sé: o marco do início de uma história de sucesso
Primeira unidade inaugurada em 1997, o Poupatempo Sé é o símbolo da transformação na forma de atender o cidadão. Desde sua abertura, já realizou mais de 62 milhões de atendimentos, consolidando-se como referência de eficiência e acolhimento.
Somente entre janeiro e setembro deste ano, foram 267 mil serviços prestados à população. O atendimento presencial é feito exclusivamente mediante agendamento prévio e gratuito, disponível nos canais oficiais — portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR e totens de autoatendimento.
--------------------------------------------------
Assessoria de Comunicação – Prodesp