O Julho das Pretas é um movimento que garante um espaço de luta e fala para as mulheres pretas na sociedade brasileira. Sua agenda de atividades resgata as participações sociais e históricas destas mulheres, de forma a terem contribuído nas diversas áreas essenciais da nossa sociedade. A data comemorativa no mês de julho marca a importância de existir uma agenda anual não só para comemoração, mas também pela luta e discussão que garantam ações afirmativas de empoderamento de mulheres pretas, visando concretizar o seu desejo de chegar onde quiserem e livres das amarras históricas de desigualdade e vulnerabilidade.
Na sua 3ª edição em Santa Rita do Passa Quatro, sendo promovido pelo Departamento de Assistência Social através da Coordenadoria e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em parceria com o Coletivo Maria Helena Jesus, e neste ano contando com o apoio do CRAS "José Luiz Serafin". Todos os anos traz temas importantes e necessários relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência.
Com o tema “Da base ao topo – pelo tremor da pirâmide social”, a sociedade é convocada para refletir na virada de chave de mudanças estruturais e que a vida das mulheres negras sejam efetivamente importante. Isso passa também por pensar ou repensar a própria educação, a incorporação da temática racial em pesquisa científica, a elaboração de políticas públicas voltadas para a garantia do direito à vida das mulheres negras e suas especificidades como centro do debate. O olhar de forma interseccional, é um passo adiante na mudança para pensar no ciclo da violência contra as mulheres negras que é histórica e sistêmica
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br