Capitão Régis da Polícia Militar e Delegado Dr. Domingos, da Polícia Civil, comentam segurança no Carnaval 2023

Evento em Santa Rita do Passa Quatro foi um sucesso e sem muitas ocorrências

Em entrevista ao jornal O Santarritense, o delegado da Polícia Civil, Dr. Domingos Antonio de Mattos e o capitão da Polícia Militar, Capitão PM Leonardo Régis Ramos comentam sobre a segurança do Carnaval 2023 em Santa Rita do Passa Quatro, o evento aconteceu nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, com a participação de muitos foliões e sem muitos registros de ocorrências.

O Santarritense: Sobre a segurança no Carnaval 2023, tanto o delegado, quanto o capitão afirmam que foram dias tranquilos e que a atenção policial foi redobrada

“No geral, durante os dias de folia, não tivemos registro de nenhuma ocorrência considerada grave, apenas foram registradas ocorrências corriqueiras. Durante os festejos, o número de delitos contra o patrimônio não teve acréscimo considerável. As brigas e danos, na maioria das vezes, foram promovidos por pessoas com alteração nos ânimos em razão da ingestão de álcool ou outra substância psicoativa e não houve apreensão de entorpecentes no período em questão”, diz o delegado Dr. Domingos.

“O Carnaval foi tranquilo em Santa Rita, tivemos o efetivo policial redobrado nestes dias de Carnaval em Santa Rita. O Planejamento Operacional do Policiamento Preventivo a contento, onde pudemos evitar furtos e roubos.”, completa o Capitão PM Régis.

O Santarritense: Quando perguntados se as festas foram mais seguras porque os cidadãos estão mais conscientes, os responsáveis pela segurança concordaram e afirmaram que o Carnaval 2023 em Santa Rita do Passa Quatro foi um evento voltado para a família:

“Com certeza a conscientização dos foliões quanto à necessidade de se manter uma conduta respeitosa durante o evento, voltado principalmente para a família, foi um dos principais fatores para que tudo transcorresse dentro da normalidade. Também corroborou com o sucesso a organização do evento, amplitude do local, investimento em monitoramento, segurança e iniciativas outras voltadas para garantia da tranquilidade tão almejada.”, salienta o delegado, que vai de encontro com o que foi dito pelo capitão.

“Na verdade, o cidadão de bem vai à festa para se divertir sempre com responsabilidade. O planejamento de todos os órgãos como Prefeitura, Polícia Militar, etc. contribuíram para que o Carnaval fosse tranquilo.”, afirma o policial militar.

O Santarritense: Segundo os entrevistados, as recomendações dadas pela Prefeitura Municipal também contribuíram, como a proibição de garrafas de vidro:

Embora, no início, essa proibição tenha sido distorcida, ela, quando devidamente interpretada e aplicada, muito ajudou na segurança do evento, uma vez que uma garrafa de vidro pode se tornar uma arma muito perigosa na mão de pessoas mal intencionadas”, comenta o Dr. Domingos.

O Santarritense: O Carnaval em Santa Rita chegou a ter um público de 5 mil pessoas e mesmo assim foi um ambiente agradável a todos, mostrando que o evento foi bem organizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com as polícias Civil e Militar:

“O evento estava muito bem organizado, erros certamente ocorreram pontualmente, mais no geral tudo correu dentro da normalidade e os foliões conseguiram se divertir. A população de Santa Rita, no geral, é muito ordeira e isso influencia no comportamento dos visitantes. Junte-se a isso a Organização profissional dos Eventos e poderemos desfrutar com a desejada segurança. Claro que ocorrências desagradáveis podem acontecer em qualquer ambiente, mas acredito que tudo esteja sendo feito no sentido de minimizar qualquer acontecimento desse tipo.”. “Com certeza, todo o planejamento que já vinha sendo realizado bem antes dos festejos contribuiu para isso.”, disseram Dr. Domingos e Capitão PM Régis, respectivamente.

O Santarritense: Os entrevistados também elencaram quais são as recomendações de segurança em grandes festas públicas, como o Carnaval:

“Geralmente, entre outras medidas, se deve atentar para a escolha do local, analisar e identificar eventuais riscos, capacitar os funcionários e colaboradores, disponibilizar brigada de incêndio, controladores de acesso e elaborar um plano de contingência e de abandono. Lembrando que a segurança e sucesso de grandes eventos começam por sua organização e planejamento.”, ressaltou o delegado.

“As recomendações são sempre as mesmas em todos os anos. Ficar atento com pertences pessoais, como carteiras, aparelhos celulares, bolsas, para evitar a incidência de pequenos furtos. Não use joias, relógios e acessórios de valor, incluindo valor sentimental, que possam chamar atenção; Evite andar em locais desertos ou ficar sozinho, esteja sempre perto de pessoas conhecidas, não aceite bebidas de procedência duvidosa, principalmente as oferecidas por estranhos; não venda e não ofereça bebidas alcoólicas para menores, não reaja a assaltos. Se for de veículo para os locais de evento, observe se os vidros e as portas estão trancados. Não deixe bolsas e objetos de valor nos bancos de forma visível.  Em caso de brigas e tumultos, distancie-se do local. A Polícia Militar utilizará imagens de câmeras de segurança para a identificação e penalização de possíveis baderneiros. Se beber, não dirija! Passe as chaves para o motorista da vez. Cuidado com crianças em locais de grande aglomeração para que elas não se percam.” recomendou o Capitão PM Régis. 

O Santarritense: Considerações finais sobre o Carnaval 2023 em Santa Rita do Passa Quatro:

“Analisado em termos policiais podemos considerar que o Carnaval 2023 foi muito bom, com número reduzido de ocorrências, nenhuma grave, o que refletiu na segurança geral do evento. Mérito para Administração Municipal e demais organizadores que não mediram esforços para o sucesso que foi a Folia do Momo em Santa Rita do Passa Quatro.”, concluiu o delegado Dr. Domingos.


 


John Doe

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais
Fotos