A adaptação do livro "A Pipa e a Flor” do escritor, educador e psicanalista brasileiro Rubem Alves estreou em 21 de dezembro de 1999 e desde então já foi encenada em diversas instituições culturais, educacionais, hospitalares e empresariais do Brasil e Portugal, em mais de 1.800 apresentações até este momento.
O Texto de Rubem Alves mostra o que há de mais desejado na vida, ou seja, a valorização das relações humanas, em todos os níveis. A peça fala de amor e também de seus agravantes como a inveja, o ciúme e o sentimento de posse e propõe discutir o relacionamento entre uma pipa e uma flor, o que nos conduz a alguns questionamentos: Como acontece uma relação? Quem tem razão? Como posso aceitar o outro? Como compartilhar experiências conjuntas?
Essas são perguntas que nos permitem refletir sobre a importância que cada um desempenha dentro de uma relação, seja no âmbito amoroso, familiar ou no ambiente de trabalho e perguntas que nos permitem entender a necessidade de se contar com o entendimento para que a vida seja bem vivida.
A peça tem música ao vivo, com repertório erudito e cantigas de roda. Um piano faz a poética musical. A peça é interativa e faz refletir sobre a felicidade, o brincar e a arte do bem viver. "A peça conta à história de uma pipa que ao encontrar uma flor, começa a fazer reflexões sobre a liberdade, a felicidade e o amor”.
Este projeto é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apoio do PROAC/ICMS, patrocínio da URBANO ALIMENTOS e tem parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro, chega à cidade como parte das comemorações dos 25 anos da peça.
Em Santa Rita, acontecerão três apresentações no dia 20 (sábado) às 15h e no dia 21 de julho (domingo) às 11h e às 15h, no Centro Cultural e Museu “José Spadon”.
O evento é gratuito e não há necessidade de retirada antecipada de ingressos. Será respeitada a capacidade de lugares do local, por isso, é sugerida a chegada com 15 minutos de antecedência.
No sábado, dia 20 de julho, das 10h às 12h será oferecida uma oficina de teatro para maiores de 16 anos. As informações e inscrições para a oficina deverão ser feitas pelo WhatsApp (11) 995112557. São 20 vagas para os primeiros inscritos.
Além das apresentações teatrais o projeto e da oficina/roda de conversa, o projeto contempla a doação de 10 exemplares do livro “A Pipa e a Flor” (Editora Adonis) para Biblioteca Municipal da cidade.
Texto original: Rubem Alves
Adaptação, encenação e direção: Laerte Asnis
Musicista: Luciana Vieira
Duração: 45 minutos
Serviço
Apresentação da peça “A Pipa e a Flor”
Sábado (20/07) às 15h.
Domingo (21/07)
às 11h e às 15h.
Local: Centro Cultural e Museu José Spadon
Avenida Severino Meirelles, 896, Centro.
Santa Rita do Passa Quatro
Evento gratuito para todas as idades.
Classificação: Livre para todos os públicos.
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br