Na última quinta-feira, 08 de agosto, uma queimada de grandes proporções se alastrou por uma grande área em Santa Rita do Passa Quatro. Os moradores puderam ver a imensa nuvem de fumaça causada pelo incêndio, que atingiu parte da mata próxima ao CAIS.
Mata pega fogo e incêndio atinge área muito próxima ao CAIS
Para conter o fogo, foram utilizados os três caminhões pipa da prefeitura e a pick-up da Defesa Civil, que trabalharam incansavelmente e atuaram em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira, mas ainda assim tiveram dificuldades de controlar as chamas. Caminhões da Usina Santa Rita e da Usina Ferrari também foram solicitados e ajudaram, além da Brigada de Incêndio do Parque Vassununga, funcionários do CAIS e voluntários do município.
No final da tarde, a Avenida Pio Corso, na altura do CAIS, estava tomada pela fumaça preta causada pelas queimadas. Por sorte, nenhuma pessoa se feriu, mas não foi possível calcular os estragos causados aos animais e à natureza no local. A Prefeitura disponibilizou captação por drone para dimensionamento da área total atingida, que ainda não foi finalizada.
Na manhã de sexta-feira, 09 de agosto, um novo foco de queimada voltou a surgir e foi contido.
A Prefeitura Municipal, o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Defesa Civil do município pedem para que a população não ateie fogo nas matas secas e reforça que provocar queimadas é crime enquadrado na Lei Federal 9.605/98 que trata sobre a legislação ambiental e no Artigo 250 do Decreto Lei nº 2.848 de 07/12/1940 (Código Penal). A pena para quem cometer a infração pode ser de multa, detenção e reclusão para o autor, além de outras penalidades.
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br