A influência do Zequinha de Abreu no turismo de Santa Rita do Passa Quatro

Santa Rita do Passa Quatro, é uma cidadezinha charmosa, localizada no interior do estado de São Paulo, com sua história e identidade ligada diretamente ao músico e compositor José Gomes de Abreu, popularmente conhecido como Zequinha de Abreu. Nascido e criado em nossa queria terra em 19 de setembro de 1880, não só se tornou um dos grandes ícones da música brasileira, como, nos dias de hoje, é um dos grandes responsáveis pelo fomento do turismo em nossa região.

A fama ultrapassou fronteiras, e consequentemente, vem colocando nossa cidade do radar de muitos turistas que buscam mergulhar na história e na cultura que ele construiu. O Museu Zequinha de Abreu, localizado na Praça Poeta Mario Mattoso, é um dos atrativos turísticos mais importantes da nossa cidade e recebe visitantes de todo estado de São Paulo e do Brasil interessados em conhecer a trajetória do compositor. O museu reúne partituras originais, vários objetos pessoais, e uma rica documentação que ilustra sua vida, além de preservar instrumentos usados por ele. 

Anualmente é celebrado o Festival Zequinha de Abreu, um evento recheado música boa, cultura e arte, que celebra o legado do músico e compositor. O festival atrai turistas, músicos e admiradores dos quatro cantos do país, movimentando o turismo local e estimulando a economia da nossa cidade, com aumento da ocupação hoteleira, movimento dos bares e restaurantes e do comércio em geral. 

Esse ano, o festival completou seus 63 anos, com uma programação completa que reunirá diversas atrações que transitam pela música, poesia, arte, cinema e dança, além da retomada do renomado concurso de bandas e fanfarras. 

O festival é o maior evento cultural da cidade, e vem sendo realizado desde a década de 60, trazendo para toda população local atividades que fomentam a cultura e a arte em homenagem a um dos grandes gênios da música popular brasileira. 

Compositor da música Tico-tico no Fubá, criada em 1917, garantiu a Zequinha de Abreu um reconhecimento mundial, com a canção que se tornou um símbolo da música brasileira, sendo gravado por diversos artistas até os dias de hoje. Além da Tico-tico no Fubá, Zequinha também foi compositor de outras canções ao longo da sua carreira, como: Branca, Tarde de Lindóia e Sururu na Cidade. 

Graças a genialidade do músico, Santa Rita do Passa Quatro vem se tornando um destino turístico que está além das suas belezas naturas e da tranquilidade do interior. A cultura musical, ancorada em todo seu legado, vem sendo um dos principais motores que impulsionam o turismo local, transformando nossa cidade em um ponto de encontro para os amantes da música brasileira e da história Brasil. 

A contribuição de Zequinha vai muito além das notas musicais, está ligado diretamente na identidade da cultura local, fazendo com que sua arte ecoe não apenas nos grandes palcos do mundo, mas também nas manifestações artísticos/culturais da nossa cidade, inspirando a população local e motivando os turistas a conhecerem todo seu legado. 

Viva genialidade do Zequinha de Abreu, vida a música popular brasileira!


Autor: Lucas Vinicius Comincioli



John Doe

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais
Fotos