Como parte do 63º Festival Zequinha de Abreu, tivemos no dia 27 de setembro, uma noite agradável e diferente, em Santa Cruz da Estrela.
Na oportunidade, José Augusto Silvério, mais conhecido como “Zito da Estrela”, lançou oficialmente seu primeiro livro, denominado “A vida em Versos e Prosas”, onde consta uma boa parte de suas poesias, muitas relacionadas ao seu dia a dia ou mesmo algum fato, como é o caso da poesia “A casa da minha tia”, dedicada a sua saudosa tia Dona Dulce, uma das maiores benzedeiras da região.
O evento aconteceu no CCI de Santa Cruz da Estrela, contando com inúmeras participações, estando presente Marshal Jr (pseudônimo de Synésio Marçal Júnior), escritor e membro da Academia Santarritense de Letras, que fez o prefácio do livro e Rita Camargo, renomada artista e pintora, responsável pela belíssima capa do livro, com imagens de Santa Cruz da Estrela, incluindo uma parte do rosto do autor e no rodapé, seus dois cães.
Celso Correa de Freitas, amigo de longa data do autor, também esteve presente, prestigiando o evento, ele que ocupa o cargo de Presidente da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande, onde se destaca como poeta, escritor, ator, compositor e cantor, além de ser proprietário da Web Rádio Poesia, emissora que “Zito da Estrela” figura como um dos destaques, em sua programação.
A parte musical não poderia ser esquecida, sendo que várias composições do genial compositor Zequinha de Abreu foram executadas, pelo trio santarritense composto pela Norminha e sua filha Graziela, além do Delso Piran.
Entre várias canções de Zequinha de Abreu apresentadas, tivemos a execução de ‘Sapequinha”, atendendo um pedido de José Augusto Silvério e segundo ele, uma das canções favoritas de Dona Dirce de Abreu, filha de Zequinha de Abreu.
Durante o evento, Zito pode fazer um relato de sua vida, das raízes da família no distrito de Santa Cruz da Estrela, sua trajetória profissional
em Cubatão SP, a cidade onde inclusive interpretou “Jesus Cristo”, por quarenta anos, durante as encenações da Semana Santa e seu amor pelo esporte.
Entre as pessoas presentes, tivemos representantes de Tambaú, Santa Cruz das Palmeiras, São Paulo, Santa Rita do Passa Quatro, além do pessoal do distrito da Estrela, alguns inclusive dando depoimentos alusivos ao evento, prestigiando assim, uma noite mais do que especial para o poeta e autor do livro “José Augusto Silvério”.
De minha parte, a convite do Zito, tive uma pequena participação na cerimonia, onde foram apresentadas algumas fotos antigas da Estrela, quando fiz um breve relato, destacando alguns nomes e fatos históricos.
Parabéns aos organizadores, tendo em vista que fez parte do 63º Festival Zequinha de Abreu, em especial ao José Augusto Silvério, o “Zito”, autor do livro e que seja o primeiro de muitos, já que inspiração não lhe falta.
Olívio José Martinelli
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br