Sancionada a lei municipal que implementa o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos no Sistema de Ensino de Santa Rita

Educação empreendedora será desenvolvida no Ensino Fundamental Municipal pela Prefeitura em parceria com o SEBRAE

No último dia 14 de outubro, o prefeito Marcelo Simão sancionou e publicou a Lei Municipal Nº 4.045, aprovada pela Câmara e que implementa o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) no Sistema Municipal de Ensino, em uma parceria da Prefeitura com o Sebrae-SP, no intuito de desenvolver a educação empreendedora para os alunos do ensino fundamental das escolas municipais.

Seguindo a tendência de diversos municípios da região e do estado de São Paulo, Santa Rita do Passa Quatro passa a desenvolver atividades voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento de características empreendedoras que favoreçam o protagonismo do aluno que geram motivação, persistência, comprometimento e iniciativa com o objetivo principal de romper limites e fomentar o empreendedorismo escolar como fator de cidadania, principalmente na criação de soluções inovadoras para problemas pessoais e coletivos. 

“A proposta é desenvolver habilidades como criatividade, inovação, cooperação e pensamento crítico, ajudando os jovens a se tornarem protagonistas de suas próprias trajetórias para que possam promover uma transformação na sociedade”, explica a gerente do Sebrae-SP São Carlos, Ariane Canellas.    

O JEPP, criado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Estado de São Paulo, é um programa destinado a crianças de 06 a 14 anos e será implementado, desenvolvido e supervisionado pela Prefeitura Municipal, através do Departamento Municipal de Educação, apenas no ensino fundamental das escolas municipais. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos funcionará como projeto da parte diversificada em formato de oficinas curriculares nas unidades que ofertam a educação em tempo integral.

Para a sua realização, os professores serão capacitados pelos profissionais do SEBRAE-SP, para a aplicação do JEPP em suas respectivas unidades escolares. A primeira formação deve acontecer até dezembro de 2025 e o programa deverá iniciar sua implantação junto aos educandos até o início do ano letivo de 2026 nas unidades devidamente preparadas. 

A fim de promover a interação com a prática do empreendedorismo na cidade, através da Lei Nº 4.045, o Departamento Municipal de Educação poderá estabelecer parcerias com a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Santa Rita do Passa Quatro e com empresas privadas que poderão contribuir com o desenvolvimento do projeto no município.


O JEPP e o SEBRAE

O Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos afirmou que o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos faz parte de uma série de ações de educação empreendedora para as escolas da região, incluídas em um portfólio de soluções educacionais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e subsidiadas pelo Sebrae-SP, com uma abordagem que vai além da sala de aula, incentivando o empreendedorismo como uma ferramenta de transformação pessoal e comunitária. 

Construída há quase duas décadas pensando em colaborar com o preparo de jovens para as cidades do futuro, a atividade contribui com o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais e as suas bases estão alicerçadas no processo educativo proposto pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Programas como o JEPP já foram estabelecidos para cerca de 2 mil alunos da região. “Estamos trabalhando numa busca ativa para apresentar esse projeto de Educação Empreendedora a diretores de escolas e representantes de Secretarias Municipais de Educação, mas também estamos de portas abertas para que esses públicos nos procurem a fim de estabelecermos parcerias”, complementa a gerente. 

Segundo ela, o Sebrae acredita que empreender vai muito além de abrir um negócio. Empreender é sobre desenvolver habilidades como criatividade, inovação, colaboração, autoconsciência e a capacidade de agir, capacitando jovens e crianças para se tornarem líderes de suas vidas e contribuírem para suas comunidades. “A educação empreendedora não se limita à sala de aula; ela ecoa na vida familiar, já que muitos pais empreendem sem saber, e quando os filhos levam o assunto para casa, os benefícios refletem em toda a família”, relata.  

Ainda segundo o SEBRAE, a educação é dos pilares protagonistas do processo de transformação digital da sociedade, provendo o desenvolvimento de novas ferramentas e construindo a cultura da inovação. Outro pilar deste admirável mundo novo é a cultura empreendedora, entendendo empreendedorismo como forma de autoria e realização. 

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos tem o objetivo de proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o tema de forma lúdica e divertida, com cursos, objetos de aprendizagens e jogos digitais, com conteúdo desenvolvido para o público jovem, e focado no universo da educação empreendedora. 

O protagonismo promove e incentiva a participação ativa e construtiva dos estudantes a partir da criação de oportunidades em que possam ser tomadas decisões e iniciativas de ação, com responsabilidade e comprometimento para contornar desafios reais.

Por meio das atividades propostas pelo JEPP, os estudantes conversam, pesquisam, jogam, debatem, se conhecem, descobrem novas realidades e oportunidades e formam suas percepções de mundo, aprimorando habilidades socioemocionais, para que se tornem protagonistas agora, no presente, e agentes transformadores do futuro. 


John Doe

Envie seu comentário




Entre em contato

Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP

(19) 3582-6363

santarritense@santarritense.com.br

Redes Sociais