O Papa Francisco disse no último sábado (25) que a Igreja Católica está disposta a aceitar um domingo fixo para a Páscoa, visto que o feriado religioso é celebrado em datas diferentes todos os anos. Também há diferenças nas datas da Igreja Católica e da Ortodoxa.
Isso acontece porque a Igreja Católica faz o cálculo do dia da Páscoa conforme o calendário gregoriano, introduzido em 1582. É o calendário usado oficialmente pela maioria dos países, com 12 meses.
Enquanto isso, a Igreja Ortodoxa faz o cálculo da Páscoa com base no calendário juliano, que caiu em desuso após o século 16. Essa diferença geralmente faz com que o feriado seja celebrado em datas diferentes pelas duas igrejas, com intervalos de semanas.
Em 2025, a Páscoa será no dia 20 de abril. Particularmente neste ano, todas as religiões cristãs celebrarão o feriado no mesmo dia por causa de uma coincidência no cálculo. “Renovo meu chamado para que essa coincidência sirva de lembrete a todos os cristãos para darem um passo decisivo rumo à união, e isso em torno de uma data comum para a Páscoa”, concluiu Francisco.
“A Igreja Católica está disposta a aceitar a data que todos desejarem, uma data de união”, disse Francisco, na missa que encerrou a semana de oração pela união dos cristãos.
Com informações de: G1
Digite seu E-mail abaixo para assinar nossa newsletter
Rua Victor Meirelles, 301 - CentroSanta Rita do Passa Quatro-SP
(19) 3582-6363
santarritense@santarritense.com.br